Sobre Penha

bairro da Penha

Penha é um bairro de classe média e classe média-baixa da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

História

O bairro tem 80.000 habitantes e com referência central a Igreja da Penha no alto de uma pedra.

A Igreja da Penha é um santuário situado no cima de um outeiro de pedra, na estação do subúrbio da Estrada de Ferro Leopoldina ao qual empresta o nome, próxima da estrada que, partindo da Capital, vai dar em Petrópolis.

A religião era, naqueles tempos rudes e de limitada cultura mental, o único veículo de expansão das atividades espirituais; as cerimônias do culto constituíam quase o unico elemento de distração para as asperezas da existência. Baltasar Cardoso decidiu erguer uma capela no alto do morro situado em suas terras e, neste ano de 1635, levou a efeito o seu propósito construindo ali um pequeno templo que foi a origem da Igreja de Nossa Senhora da Penha, que veio posteriormente a dar nome ao bairro.

Não muito longe, outra capela foi erguida mais ou menos pela mesma época: a de Santo Antonio de Lisboa no Engenho da Pedra; não é conhecida a data exata da sua fundação mas existe nos livros da freguesia da Candelária o registro de um batismo ali celebrado em 1638.A ocupação do bairro da Penha se deu em 1670, quando a Igreja da Penha foi ampliada e, cinco anos mais tarde, com a inauguração de sua longa escadaria - que dizem ter 365 degraus -, facilitou o acesso dos romeiros, que com devoção subiam, escalavrando joelhos, pagando promessas, resgatando pecados, salvando almas.

No final do Século XIX, a Estrada de Ferro do Norte chegou à Penha e, no início do Século XX, foi a vez do bonde elétrico. A oferta de transporte só fez aumentar ainda mais o número de romeiros na região.

Em 1920, do lado oposto da Igreja, foi implantado o Curtume Carioca, que com seu apito caracteristico,chamava à obrigação do trabalho, uma indústria de curtumes, peles e comércio de couros e similares, com construção em estilo Art nouveau. Marcando o caminho, da Estação Ferroviária até a sua porta, foram plantadas Palmeiras Imperiais.

Já enfrentando retração do mercado, pelo surgimento do produto sintético e em função da crise econômica vivida pelas indústrias nacionais, as atividades do Cortume foram encerradas em 1990. O epílogo da história do Cortume Carioca ocorreu em 1998, quando foi decretada a falência. Hoje o local se encontra em processo de demolição, e deve abrigar uma vila olímpica, que deve ajudar a lançar uma nova safra de craques do esporte, algo característico do bairro.

Do bairro surgiram os jogadores de futebol Gonçalves, o goleiro Julio Cesar, Athirson e Adriano.

No dia 22 de julho de 1919, o Bairro da Penha foi emancipado da Freguesia de Irajá, a partir do Decreto nº 1376.

Reconhecido seu valor histórico e cultural para a Cidade, no mês de junho de 1990, a Igreja da Penha foi tombada mediante o Decreto Municipal nº 9413 de 1990.

O Hospital Estadual Getúlio Vargas, fundado em 3 de dezembro de 1938, e o Parque Ary Barroso se encontram em um terreno doado pela família do pioneiro Lobo Júnior, conhecido como Chácara das Palmeiras.

Nesse bairro, o espírito cultural ainda tenta sobreviver nos eventos como: A Festa da Penha (no início do século XX, o primeiro samba gravado "Pelo Telefone" de Donga foi lançado nesta festa), uma festa colorida, com suas barraquinhas; com música sempre alegre e que envolve os corpos na malemolência da dança a festa que ocorre todo final do ano sempre nos meses de Outubro e Novembro.

No campo Ordem e Progresso, na Vila Cruzeiro, funcionava o espaço Criança Esperança, que foi posteriormente substituído pelo projeto IBISS.

O bairro ainda fica há menos de 30 minutos de um dos maiores templos do futebol, o Maracanã

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Penha na Cidade RJ.

Notícias da Penha

Blog do Guia do Bairro Penha

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias da Penha RJ por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Sul RJ

Olaria, Brás de Pina, Cordovil, Vila da Penha, Vila Kosmos, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Complexo da Maré.

Dados Principais sobre Penha

População 80.000 Hab.
Renda média -
IDH -
Subprefeitura Zona Norte
Região Administrativa Penha
Área Geográfica Sul

Vídeo sobre o bairro da Penha
Veja mais vídeos sobre o Bairro da Penha

Mapa Penha - Ver outros: Mapa Rio de Janeiro

 

Moradores ilustres da Penha

   

  Sobre o EncontraPenhaRJ
Fale com EncontraPenhaRJ
Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Penha no Facebook siga o Encontra Penha no Twitter


Termos EncontraPenhaRJ | Privacidade EncontraPenhaRJ